segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Quantas bactérias há num beijo

Quantas bactérias há num beijo?

por Dn.ptHoje1 comentário
Quantas bactérias há num beijo?
Fotografia © Leonel de Castro/ Global Imagens
Cientistas holandeses fizeram um estudo e descobriram quantos milhões de bactérias são trocados num só beijo de dez segundos.
Quantas bactérias se trocam num beijo? Um estudo publicado na revista Microbiome mostra que num beijo de 10 segundos o número de micróbios transferidos chega aos 80 milhões.
Um equipa da Netherlands Organisation for Applied Scientific Research (TNO) dedicou-se a esta questão. Depois de analisar a microflora da boca de 21 casais e de questionar os casais sobre os seus hábitos, a equipa concluiu que os casais que se beijam, em média, nove vezes ao dia possuem uma composição bacteriana muito similar.
Apesar disso, os cientistas afirmam que esses microorganismos ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Os cientistas holandeses contam ainda que os beijos, ou pelo menos o contacto boca a boca, não são exclusivos dos humanos: tem sido observado numa grande variedade de animais, incluindo peixes e aves e é importante para avaliar a capacidade física e a aquisição de alimentos. No entanto, o beijo mais íntimo, aquele que envolve a língua e a troca de saliva, é um comportamento único dos humanos. Este é comum em mais de 90% das culturas conhecidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário