segunda-feira, 1 de março de 2010

3 belíssimos animais à beira da extinção

A seguir mostram-se três espécies de macacos à beira da extinção, referindo-se o número de indivíduos restantes e o sítio onde ainda se encontram, de acordo com o IUCN (http://www.iucn.org/?4753/Worlds-most-endangered-primates-revealed)

Nomascus nasutus: 110 indivíduos no Vietname


Trachypithecus p. poliocephalus: 60 a 70 indivíduos no Vietname
Quase metade (48%) das 634 espécies de primatas estão ameçadas de extinção e constam da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. As principais ameaças são a destruição do habitat por abate ou queimada de floresta tropical, que resulta na liberta de 16% das emissões de gases de efeito de estufa, a caça para alimentação humana e o comércio ilegal de animais selvagens.

1 comentário:

  1. As células estaminais são células extraordinárias cujo destino ainda não foi "decidido", podem transformar-se em vários tipos de células diferentes, através de um processo denominado "diferenciação". Na fase inicial do desenvolvimento humano, as células estaminais do embrião "diferenciam-se" em todos os tipos de células existentes no organismo, como por exemplo no cérebro, nos ossos, no coração, nos músculos, na pele, etc.
    Os cientistas estão entusiasmados com a possibilidade de controlar o espectacular poder natural destas células para curar vários tipos de doenças. Por exemplo, as doenças de Parkinson e Alzheimer resultam de lesões em grupos de determinadas células no cérebro. Ao fazer um transplante das células estaminais de um embrião para a parte do cérebro com lesões, os cientistas esperam substituir o tecido do cérebro que se perdeu.

    ResponderEliminar