terça-feira, 7 de junho de 2011

O menor e mais jovem tiranossauro jamais encontrado

O menor e mais jovem tiranossauro jamais encontrado

Descoberta permite concluir sobre dieta do animal

2011-05-31
Fóssil encontrado na Mongólia (Foto: Museu de Ciências Naturais Hayashibaras )
Fóssil encontrado na Mongólia (Foto: Museu de Ciências Naturais Hayashibaras )
Uma escavação no deserto de Gobi, na Mongólia, deu origem à descoberta de um esqueleto quase completo de um dinossauro da ordem dos tiranossauros que tinha menos de três anos quando morreu.

O animal, que é conhecido porTarbosaurus bataar e é o parente mais próximo do Tyrannosaurus rex, é o menor e mais jovem exemplar da espécie a ser localizado por paleontólogos.

De acordo com o estudo que relata esta descoberta e que foi publicado no “The Journal of Vertebrate Palentology”, o peso do jovem dinossauro não deve ter ultrapassado os 32 quilogramas, o que o torna muito leve em relação aos adultos da sua família, que poderiam pesar seis toneladas.
A idade do Tarbosaurus bataar foi determinada graças ao exame microscópico de um dos ossos da perna, que revelou pausas periódicas no crescimento, tal como se pode observar nos anéis do tronco de uma árvore.

Além disso, os elementos adultos da ordem dos tiranossauros têm os ossos do crânio muito fortes, nomeadamente os da mandíbula, que é capaz de aplicar forças muito intensas. Neste fóssil, os ossos são mais frágeis, os dentes mais finos e a mandíbula parece ter muito menos força.

Os investigadores acreditam que o jovem dinossauro tinha mais hipóteses de caçar as suas presas através do efeito surpresa e da velocidade e não da força, como faziam os adultos. Desta forma, percebe-se que oTarbosaurus bataar alterava a sua dieta, dependendo da sua idade, o que não acontecia com outros dinossauros predadores.

"Esta é uma das imagens mais claras que temos destes dinossauros. Dá-nos a melhor visão das mudanças de estilos de vida destes animais enquanto cresciam”, afirmou Lawrence M. Witmer, professor de paleontologia da Universidade de Ohio e autor principal do estudo.


Sem comentários:

Enviar um comentário