quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

células estaminais e o sistema nervoso



http://www.youtube.com/watch?v=ctYGVAFjQUM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=ia6b4Bhfuu0

http://pt.euronews.net/2009/07/21/cientistas-estudam-recuperacao-de-paralisias-com-celulas-estaminais/

http://celulas-estaminais.blogs.sapo.pt/

http://videos.sapo.pt/5kkCMMLwhl93fA8yWuy7

15 comentários:

  1. Eu acho que deviam dar bastante atenção a este método, porque este poderá vir a salvar muitas pessoas de vários tipos de doenças. Como deu para ver nos vídeos do blog, as células estaminais podem vir a curar variados tipos de doenças, no entanto é um método muito complicado. Em Portugal já se começou a desenvolver este método, perguntando no momento do parto se querem guardar as células do cordão umbilical e criando bancos públicos de células estaminais, para se tornar um país mais desenvolvido. O blog está muito completo sobre este assunto, é pena que esteja tudo em hiperligações e não no próprio blog.

    Joao Silva 9ºA

    ResponderEliminar
  2. As células estaminais são células extraordinárias cujo destino ainda não foi "decidido". Podem transformar-se em vários tipos de células diferentes, através de um processo denominado "diferenciação". Nas fases iniciais do desenvolvimento humano, as células estaminais do embrião "diferenciam-se" em todos os tipos de células existentes no organismo - cérebro, ossos, coração, músculos, pele, etc. Os cientistas estão entusiasmados com a possibilidade de controlar o espectacular poder natural destas células para curar vários tipos de doenças. Por exemplo, as doenças de Parkinson e Alzheimer que resultam de lesões em grupos de determinadas células no cérebro. Ao fazer um transplante das células estaminais de um embrião para a parte do cérebro com lesões, os cientistas esperam substituir o tecido do cérebro que se perdeu. Num futuro próximo, a investigação das células estaminais poderá revolucionar a forma de tratamento de muitas "doenças mortais" como, por exemplo, acidentes vasculares cerebrais, a diabetes, doenças cardíacas e até mesmo a paralisia.
    A medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central que se aloja no interior da coluna vertebral no seu canal vertebral. As lesões da medula espinhal causam mielopatia, doença que provoca a perda gradual dos movimentos do corpo ou lesão à substância branca ou tratos de fibra mielinizada que carregam informações do cérebro e para o cérebro.
    Mas como podem estar estes dois assuntos relacionados, quando aparentemente não têm nada em comum?
    A cada ano, mais de 130 mil pessoas em todo o Mundo são vítimas de um traumatismo da coluna vertebral, conduzindo a uma paralisia permanente e a uma vida inteira marcada pela incapacidade física. Por isso um grupo de cientistas europeus, enquadrados no projecto RESCUE apoiado pela União Europeia, começou a estudar formas para restaurar a medula espinhal lesionada através de células estaminais humanas provenientes de medula óssea e do sistema nervoso central. Os investigadores do instituto acreditam que as células estaminais presentes na medula espinhal podem ter um papel-chave na sua reconstrução. Embora ainda não se saiba como pode isto afectar os humanos já se realizaram experiencias em ratos de laboratório. Depois de cultivadas, as células estaminais foram implantadas nos ratos e verificou-se que depois essas células se transformavam em neurónios, capazes de ligar-se parcialmente ao sistema nervoso e graças a injecções de células estaminais, 80 por cento dos ratos paralisados recuperaram algumas das funções motoras.
    Por isso nada mais temos a desejar se não boa sorte com a investigação.



    Tiago Santos
    9ºC - Nº 16

    ResponderEliminar
  3. células estaminais e sistema nervoso:

    Tendo em conta que há cada vez mais pessoas que sofrem de traumatismo da coluna vertebral que os pode levar a uma paralisia permanente, penso que é muito importante dar apoio ao trabalho de cientistas que fazem estudos e experiências para tentar não prevenir mas sim curar e ajudar aqueles que sofreram tal acidente. Através de células estaminais, eles conseguiram recuperar algumas funções motoras em ratos, paralisados na espinal-medula, o que pode ser considerado uma esperança para que algo de semelhante possa ser aplicado nos seres humanos. Se tal acontecer será um grande progresso para que no futuro possam juntar a esta experiência outras, para melhorar os resultados e talvez um dia as pessoas que tenham o azar de ficarem paralíticas por acidente, possam recuperar algumas das suas funções motoras ou talvez todas.

    ResponderEliminar
  4. As células estaminais são células extraordinárias cujo destino ainda não foi "decidido". Podem transformar-se em vários tipos de células diferentes, através de um processo denominado "diferenciação".
    Nas fases iniciais do desenvolvimento humano, as células estaminais do embrião "diferenciam-se" em todos os tipos de células existentes no organismo - cérebro, ossos, coração, músculos, pele, etc.

    Contudo, é provável que as células estaminais dos embriões apresentem, entretanto, as perspectivas mais imediatas para novos tratamentos e curas.
    Podem dividir-se indefinidamente.

    ResponderEliminar
  5. Hoje em dia existe uma nova esperança para as pessoas com paralisia, vários cientistas estão a estudar uma forma de utilizar as células estaminais para curar paralisias devido a lesões na medula espinal que impossibilita mover certas partes do corpo. As células estaminais são células que têm a possibilidade de se transformarem em outras células do nosso corpo e encontram-se, não só mas também, no sangue umbilical e que na actualidade é possível guardar em empresas de crio preservação, que como o nome indica, preservam as células estaminais que se encontram no sangue umbilical.
    Um grande estudo sobre a utilização de células estaminais para curar pessoas com paralisia foi um estudo feito com ratos em que estes tinham a medula espinal lesionada e que os impedia de poderem mover alguns membros não podendo andar. Na experiência injectaram células estaminais na zona afectada e após alguns dias estes ratos apresentaram resultados fantásticos não recuperando os movimentos completamente mas podendo andar embora aqueles que tinham feito a lesão há mais de 10 meses não mostraram nenhuma melhora porque a cicatrização já se tinha desenvolvido muito.
    Com a lesão na medula espinal os ratos perdem células chamadas células glias que produzem uma proteína chamada mielina que protege o nervo e é essencial para as transmissões dos sinais nervosos. O que as células estaminais vão fazer é transformar-se e repõem as células glias perdidas durante a lesão da medula espinal que produzem mielina possibilitando assim a circulação de sinais nervosos podendo mexer parcialmente alguns membros que depois da lesão não conseguiam mexer.
    O antigo presidente dos EUA, George W. Bush, impôs muitos limites à investigação das células estaminais embrionárias pois ia contra muitas convicções morais e religiosas e não financiou o estudo das células estaminais embrionárias financiando só a cultura destas mesmas. Mas com a nova presidência dos EUA liderada pelo presidente Barack Obama estes limites foram abolidos, dias após do início da presidência do actual Presidente dos EUA a Food and Drug Administration (FDA) que regula a comercialização de fármacos e alimentos, autorizou a empresa americana de biotecnologia, Geron Corporation, a realizar o primeiro estudo clínico com células estaminais embrionárias em pacientes com danos recentes na medula espinal, e serão usadas as células dos excedentes de clínicas de fertilização.
    Com estas novas medidas do presidente Barack Obama aumenta a esperança e possibilidade de um dia as pessoas vítimas de paralisação devido à lesão da medula espinal recuperarem os movimentos, mas até lá ainda há a percorrer um grande e árduo caminho por parte da ciência.

    Filipe Inês 9ºC nº6

    ResponderEliminar
  6. É incrível como uma simples célula se consegue transformar em qualquer uma. Acho muito interessante este assunto sobre as células estaminais e o processo da “diferenciação”.
    Nas fases iniciais do desenvolvimento humano, as células estaminais do embrião "diferenciam-se" em todos os tipos de células existentes no organismo - cérebro, ossos, coração, músculos, pele, etc.
    Após algumas pesquisas descobri que alguns Cientistas do Karolinska Institutet, Universidade Médica Sueca, demonstraram como células estaminais transplantadas podem ligar-se e salvar neurónios e tecido cerebral ameaçados. Os resultados indicam o caminho para novas formas possíveis de tratamento de lesões cerebrais e doenças neurodegenerativas. Uma estratégia possível para o tratamento de doenças neurodegenerativas consiste em transplantar células estaminais para o cérebro, de forma a impedir o desaparecimento das células nervosas existentes.
    Acho esta descoberta bastante importante para o Mundo, várias doenças passaram de incuráveis para possuidoras de uma possível cura. O Mundo da ciência está a evoluir cada vez mais, várias experiências estão a ser feitas, tudo isto para melhorar a Medicina e salvar cada vez mais vidas Humanas.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  7. As células estaminais são células que se podem transformar-se em todas as células do nosso corpo.
    Os cientistas estão a estudar uma forma de utilizar as células estaminais embrionárias para curar lesões da medula espinal que por vezes impedem os movimentos de alguns membros. Algumas pessoas não concordam com estes estudos pois vão contra algumas ideias morais e religiosas, o facto de os cientistas utilizarem células estaminais dos embriões significa para algumas pessoas tirarem uma vida ao mundo, foi com este propósito que o presidente George W. Bush não apoiou estas investigações com células estaminais embrionárias mas com a nova presidência dos EUA estas investigações já são autorizadas e financiadas pelo estado.
    Com estas novas medidas por parte do estado existem novas possibilidades de um dia as pessoas paralisadas devido a lesões na medula espinal virem voltar a recuperar os seus movimentos.
    Jorge Madeira 9ºC nº7

    ResponderEliminar
  8. As células estaminais são células que podem originar, por diferenciação, diversos tipos de celulares. Possuem capacidade de se auto-renovar e dividir indefinidamente.
    Há diferentes tipos de células estaminais tais como:
    As células embrionárias – que derivam da massa interior do blastócito;
    As células estaminais adultas – que têm um elevado grau de perda celular, requerendo uma substituição das células.
    São importantes porque devido às suas características podem ser usadas para recuperar os tecidos danificados, a isto chamamos Terapia Celular.
    Estas células podem corar doenças tais como: Diabetes, Artrites, AVC´s , Parkinson, Alzheimer, Doenças Cardíacas, Paralisia, Cancro, entre outras.
    As células estaminais embrionárias têm vantagens tais como a utilizações terapêuticas mais fáceis, mas também têm desvantagens tais como utilizações de embriões humanos para outro fim que não seja a produção de um bebé, entre outras desvantagens.
    A medula óssea é um tecido que se encontra no centro oco dos ossos. A particularidade da recolha destas células é que estas são retiradas sem afectar a mãe ou a criança.
    Na SIC fizeram uma reportagem em que consistia em falar sobre guardar células estaminais num banco público que depois mais tarde poderão ser usadas para curar doenças. À cientistas que dizem que as células estaminais podem curar algumas doenças, porque as células estaminais têm a capacidade de se transformar em todos os tipos de tecidos e em caso de doença substituir os órgãos afectados.

    ResponderEliminar
  9. Células estaminais são umas células magníficas pois podem transformar-se em vários tipos de células diferentes. As células estaminais são retiradas do cordão umbilical quando o bebe nasce e como tem a capacidade de se transformarem em quaisquer outras células podem curar doença como o Alzheimer ou o Parkinson e também podemos curar cancros.
    Com os novos avanços tecnológicos também estão a estudar a possibilidade de usar essas células na espinal-medula lesionada para voltar a juntar a medula para que as pessoas que estão paraplégicas ou tetraplégicas possam voltar a andar, reconstituindo assim também o sistema nervoso central. Os cientistas já experimentaram esta técnica em ratos em laboratório e em 80% dos casos os ratos voltaram a andar.
    Assim com esperança esperamos que algum dia esta técnica resulte porque pode ser a solução para muitas pessoas que não conseguem andar.
    Joana Laurentino nº7 9ºB

    ResponderEliminar
  10. As células estaminais são células capazes de se auto-renovarem e de se diferenciarem em diferentes tipos de células ou tecidos.

    As células estaminais diferem das restantes células do organismo por serem células indiferenciadas e não especializadas, terem a capacidade de se autorenovar e dividir indefinidamente e serem capazes de se diferenciar em linhagens celulares distintas.

    ResponderEliminar
  11. Células estaminais

    As células estaminais, também conhecidas como células-mãe ou células- tronco, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.
    O principal objetivo das pesquisas com células estaminais é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo:,
    • Cordão umbilical;
    • Na medula óssea;
    • No sangue;
    • No fígado;
    • Na placenta;
    • E no líquido amniótico.

    ResponderEliminar
  12. As células estaminais são células que podem originar, por diferenciação, diversos tipos de celulares. Possuem capacidade de se auto-renovar e dividir indefinidamente.
    Há diferentes tipos de células estaminais tais como:
    As células embrionárias – que derivam da massa interior do blastócito;
    As células estaminais adultas – que têm um elevado grau de perda celular, requerendo uma substituição das células.
    São importantes porque devido às suas características podem ser usadas para recuperar os tecidos danificados, a isto chamamos Terapia Celular.
    Estas células podem corar doenças tais como: Diabetes, Artrites, AVC´s , Parkinson, Alzheimer, Doenças Cardíacas, Paralisia, Cancro, entre outras.
    As células estaminais embrionárias têm vantagens tais como a utilizações terapêuticas mais fáceis, mas também têm desvantagens tais como utilizações de embriões humanos para outro fim que não seja a produção de um bebé, entre outras desvantagens.
    A medula óssea é um tecido que se encontra no centro oco dos ossos. A particularidade da recolha destas células é que estas são retiradas sem afectar a mãe ou a criança.
    Na SIC fizeram uma reportagem em que consistia em falar sobre guardar células estaminais num banco público que depois mais tarde poderão ser usadas para curar doenças. À cientistas que dizem que as células estaminais podem curar algumas doenças, porque as células estaminais têm a capacidade de se transformar em todos os tipos de tecidos e em caso de doença substituir os órgãos afectados.

    ResponderEliminar
  13. As células estaminais podem ser retiradas dos embriões humanos, do cordão umbilical, do sangue do cordão umbilical e da medula óssea.
    As células estaminais são importantes porque podem curar doenças ao reconstituir tecidos e órgãos do corpo humano.
    Na minha opinião devem continuar a investigar para que a medicina evolua no sentido de curar as doenças, até agora incuráveis. O Estado deve, também, recolher e criar bancos de células estaminais.

    Segundo as recentes investigações, as células estaminais retiradas da medula óssea e do sistema nervoso central poderão resolver problemas de paralisia, porque permitirão restaurar a espinal - medula.

    ResponderEliminar
  14. Excelentes comentários , sim senhora esta gente trabalhou bastante :P , os professores têm de reconhecer isso e dar boa nota a esta gente toda , é obrigatório :)

    ResponderEliminar