sexta-feira, 19 de março de 2010

super-computador

Coimbra prepara instalação
de super-computador

Tecnologia terá 5200 processadores
e capacidade cinquenta mil gigabytes

2010-03-18

de super-computador" href="http://www.addthis.com/bookmark.php?v=250&pub=xa-4a8ad0511651e83f" style="text-decoration: underline; cursor: pointer; ">Partilhar

Futuro computador será 20 vezes mais potente que Milipeia
Futuro computador será 20 vezes mais potente que Milipeia


Com 520 processadores e uma "capacidade de armazenamento de informação de cinco mil gigabytes e mil gigabytes de memória central", o Milipeia é actualmente "o mais rápido e potente computador português para computação de alto desempenho" e está instalado no Centro de Física Computacional (CFC) da Faculdade de Ciências e tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Segundo uma nota hoje divulgada pela FCTUC, acabam de ser concedidas
"três milhões de horas de tempo de processador a 33 projectos científicos" mas "o total de pedidos ultrapassou os seis milhões de horas". Para o coordenador do Milipeia, Pedro Vieira Alberto, a procura "revela que o sistema de super-computação actual está saturado e já não é suficiente para as necessidades dos investigadores" portugueses.

É também um sinal de que
"a investigação em Portugal está a amadurecer, a ter capacidade, competitividade crescente, que os sistemas de investigação são cada vez mais sofisticados", disse, acrescentando: "Se tivéssemos duas Milipeias conseguíamos encher a procura e o número de horas solicitadas. Há sempre trabalhos (de investigação) em espera".

Sem comentários:

Enviar um comentário