sexta-feira, 19 de março de 2010

Queres ser invisível? parece estar para breve...

Investigadores europeus criaram «capa da invisibilidade»

2010-03-19

Partilhar

A capa da invisibilidade é a primeira a funcionar em três dimensões
A capa da invisibilidade é a primeira a funcionar em três dimensões
Investigadores europeus deram mais um passo para a criação de um material de camuflagem capaz de tornar outros materiais invisíveis. Foi desenvolvida, pela primeira vez, uma estrutura microscópica tridimensional que permite fazer um objecto desaparecer e que foi apelidada de “capa da invisibilidade”.

Este estudo, publicado na
Science Express, implica um avanço no campo da óptica de transformação, uma vez que utiliza uma nova classe de materiais conhecidos como “metamateriais”, capazes de conduzir e controlar a luz de novas formas.



Os metamateriais são materiais compostos que não existem em estado natural e que, ao serem capazes de deslocar a luz visível, fazem-na deslizar sobre um objecto da mesma forma que a água desliza sobre as rochas no fundo de um rio, tornando-as “invisíveis”.

Anteriormente já tinha sido desenvolvida uma “capa da invisibilidade”. Contudo era uma estrutura bidimensional e cilíndrica, sendo que se tinha de colocar no seu interior o objecto a tornar invisível.

O manto da invisibilidade usado por Harry Potter poderá tornar-se em realidade
O manto da invisibilidade usado por Harry Potter poderá tornar-se em realidade
Já nesta nova investigação, o objecto foi posicionado sob uma estrutura microscópica semelhante a um tapete reflector, tendo ficado invisível, tal como o tapete.“Independentemente do ângulo por onde se olhe, não se vê nada", explicou Nicholas Stenger, do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, acrescentando que com as estruturas bidimensionais a camuflagem funciona apenas em planos, quando o ângulo de visão é igual a zero.

De acordo com este investigador, a estrutura mede 100 micrómetros de comprimento (um micrómetro corresponde a um milésimo de milímetro), 30 micrómetros de largura e 13 de espessura. O objecto escondido era dez vezes menor do que este manto da invisibilidade, que é constituído por cristais fotónicos - nanoestruturas dispostas de forma a modificar a propagação da luz.


Publicado em Ciência Hoje http://www.cienciahoje.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário