quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vida noutro planeta?

Descoberto planeta capaz suportar vida

Está a 20 anos-luz de distância da Terra e chama-se Gliese 581g

2010-09-30
Visão artística do sistema Gliese 581, por Lynette Cook
Visão artística do sistema Gliese 581, por Lynette Cook
A descoberta de um planeta com características habitáveis, a 20 anos-luz da Terra, é hoje dada a conhecer num artigo do «Astrophysical Journal». Este planeta do tamanho do nosso é um dos dois recentemente estudados que fazem parte de um conjunto de seis que orbitam a estrela Gliese 581.

De lembrar que já em 2007, este sistema revelou-se importante com a descoberta do primeiro planeta com algumas características favoráveis à existência de vida, tal como a conhecemos: o Gliese 581c.
O estudo, que decorreu ao longo de 11 anos, foi realizado pelo Carnegie Institution for Science e pela Universidade da Califórnia. O chamado Gliese 581g parece possuir todas as condições favoráveis à existência de vida.

Localiza-se a uma distância do seu sol suficiente para ter uma temperatura adequada à existência de água líquida na superfície ou a pouca profundidade. Tem gravidade e a sua temperatura varia entre os menos 31º e os menos 12º centígrados.

O período orbital é de 36 dias e a relação com a sua estrela faz com que tenha sempre uma face com luz e outra escura. A área mais provável para existir vida será no limite entre o dia e a noite.

Artigo:
The Lick-Carnegie Exoplanet Survey: A 3.1 M_Earth Planet in the Habitable Zone of the Nearby M3V Star Gliese 581

Sem comentários:

Enviar um comentário