quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Aspirina com leite previne o cancro


Estudo hoje publicado na revista médica «The Lancet»

2010-12-07
Aspirina durante vários anos reduz o risco de se contrair cancro.
Aspirina durante vários anos reduz o risco de se contrair cancro.
Uma dose diária de aspirina com um copo de leite poderá reduzir significativamente a probabilidade de se morrer com vários tipos de cancro, concluiu um estudo hoje publicado na revista médica «The Lancet». A investigação, dirigida por Peter Rothwell, da Universidade britânica de Oxford, refere que tomar este fármaco durante vários anos reduz o risco de se contrair a doença, ao mesmo tempo que o cálcio do leite aumenta as propriedades benéficas do medicamento.

Apesar disto, Rothwell destacou que “os resultados do estudo não significam que os adultos saudáveis devam lançar-se a tomar aspirinas, mesmo que estas demonstrem ter benefícios importantes que até agora não tinham sido tidos em conta nas recomendações” médicas.
Neste sentido, o professor afirmou que a sua investigação poderia obrigar a rever as recomendações das autoridades sanitárias em relação aos prós e contras da aspirina que, até agora, não era prescrita a adultos saudáveis de meia-idade, por haver um pequeno risco de hemorragia interna.

De acordo com os especialistas, a ingestão de uma aspirina, que tem pouco cálcio, antes do leite, por exemplo, poderia ser a melhor fórmula para prevenir o cancro em pessoas de 45 a 50 anos, idade em que os tumores começam a desenvolver-se na maior parte dos casos.

O amplo estudo hoje difundido analisa as tendências sobre o cancro recolhidas em oito estudos anteriores, em que participaram 25 mil pessoas e em que se examinavam os efeitos do medicamento nas artérias.
Os voluntários desses estudos, em que não foram detectados efeitos em relação ao cancro porque isso não era alvo das investigações, tomaram, pelo menos, 75 miligramas de aspirina por um período de quatro a oito anos.

Cálcio do leite aumenta as propriedades benéficas da aspirina
Cálcio do leite aumenta as propriedades benéficas da aspirina
Queda nos índices de mortalidade


A análise revelou uma clara relação entre o consumo de aspirina e um menor risco de morte em alguns tipos de cancro, entre eles, o do estômago, do esófago, do pâncreas, dos pulmões, da próstata, da bexiga e dos rins.

Os benefícios nos doentes – que não pareciam aumentar com uma maior dosagem do fármaco – começaram a aparecer após cinco anos de acompanhamento, quando se verificou que os índices de mortalidade por cancro caíram 35 e 54 por cento no caso dos tumores do estômago e do intestino.

Também se verificou que a protecção que o medicamento confere se prolonga por décadas: 20 anos depois, a probabilidade de morte por doença cancerígena entre os pacientes que a tinham tomado era inferior em 20 por cento em relação aos doentes que não tinham ingerido o medicamento.

Paralelamente, o professor de epidemiologia da Universidade de Cardiff Peter Elwood, director de muitos estudos sobre a aspirina, afirmou que esta tem mais efeitos se ingerida de noite e acompanhada de cálcio. “Sugerimos que, em futuros estudos, devemos analisar a ingestão da aspirina com um copo de leite”, assinalou.

Sem comentários:

Enviar um comentário