domingo, 19 de outubro de 2014

Maior aranha do mundo (come rato)




Aranha-golias assusta cientista na floresta tropical

por Dn.ptHoje2 comentários
A aranha-golias
A aranha-goliasFotografia © http://thesmallermajority.com/
Num passeio noturno pela floresta tropical, Piotr Naskrecki ouviu folhas a estalar atrás de si. Pensou que estaria a ser perseguido por um rato, até um cão. Afinal, era a maior aranha do mundo.
Conhecida como a aranha-golias-comedora-de-pássaros sul-americana, ou simplesmente aranha-golias (Theraphosa blondi), esta é a maior aranha do mundo, segundo o livro dos recordes do Guiness. Tem uma envergadura de patas que chega aos 30 centímetros e pode pesar até 170 gramas, o mesmo que um cachorro recém-nascido. O som que faz quando se desloca, segundo Naskrecki - que é entomólogo e fotógrafo do Museu de Zoologia Comparativa da Universidade de Harvard - é semelhante ao de um cavalo a bater com as patas no chão, devido à grossura das suas garras. Só não atinge o mesmo volume.
Há quem defenda que a maior aranha do mundo é afinal a aranha-caçadora-gigante, que vive apenas no Laos, porque tem maior envergadura de patas. Mas, segundo explicou o entomólogo, a aranha-caçadora-gigante é muito mais delicada e compará-la com a aranha-golias seria como colocar lado a lado "uma girafa e um elefante", sendo o elefante, obviamente, a aranha-golias.
Conforme relata no seu blog, Naskrecki aproximou-se da imponente aranha, refeito do susto, e percebeu que ela estava a tentar esfregar as longas patas no seu abdómen. Iniciamente achou engraçado, mas logo percebeu que a aranha estava a mandar-lhe para cima uma nuvem de pelos com barbas microscópicas. Quando estes pelos entram em contacto com os olhos ou outras membranas são "extremamente dolorosos, dão comichão e podem permanecer durante dias". E além das poderosas garras, com cerca de cinco centímetros, a aranha-golias também é venenosa quando morde, mas a sua dentada - apesar de dolorosa - não é mortal para os humanos.
Chamam-lhe "comedora-de-pássaros" mas, na realidade, a maior aranha do mundo alimenta-se sobretudo de minhocas. Não é comum encontrá-la: "Já trabalho na América do Sul há muitos anos e nos últimos dez ou 15 anos vi aranhas destas três vezes", disse Naskrecki. O espécime da Guiana, que era fêmea, está agora num museu, depois de ter passado pelo laboratório do entomólogo.



Sem comentários:

Enviar um comentário